terça-feira, março 09, 2010

A importância da velhice

As pessoas idosas são importantíssimas numa comunidade. Vivemos na sociedade que privilegia a novidade, a juventude, em detrimento da velhice. Cada vez mais existem empresas e organismos que contratam pessoas até uma cerca idade (“jovem e com muita experiência!”). Há uma ditadura da juvenilidade instalada.

Não sei se é o peso dos meus anos, mas cada vez mais valorizo a velhice. Claro que não penso que a idade traga por si só uma espécie de sapiência mágica. Ernest Hemingway no seu livro "O Adeus às Armas" diz que “a sabedoria dos velhos é um grande engano. Eles não se tornam mais sábios, mas sim mais prudentes.” É certo que existem jovens que são sábios e há alguns velhos que são loucos e imprudentes. Mas geralmente um velho tem a temperança, a frugalidade e o saber que só os anos da vida podem dar. É precisamente esta prudência e moderação que torna os velhos indispensáveis numa comunidade, numa empresa, numa instituição, numa igreja.

Uma igreja sem jovens, sem crianças, é uma igreja doente, pobre e amortecida mas por outro lado, uma igreja sem velhos, é uma igreja desequilibrada, inconsequente e imponderada. Falta-lhe história, prudência e raízes. É esse desequilíbrio comunitário que por vezes vai originar muitos desvios, exageros e absurdos. Muita parra, mas pouca uva e sumo. Pode ser uma igreja com muita força, energia e actividades, mas falta-lhe sensatez, maturidade e sabedoria.

Importa pois valorizar o saber antigo e honrar as pessoas mais velhas. Embora a velhice não seja um posto (como se dizia outrora no serviço militar), “coroa de honra são as cãs”. Ouçamos pois os mais velhos e aprendamos com a sua experiência de vida.



"Os que estão plantados na Casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes, para anunciarem que o SENHOR é recto; ele é a minha rocha, e nele não há injustiça."
(Salmos 92:13-15)

7 comentários:

E S M O R I Z disse...

... alta comentário.

fico sem palavras ao ler...

Jorge Oliveira disse...

Ficaste sem palavras que até te faltou o primeiro "f" da frase, não?
:))))

Um abraço.

Jorge Oliveira disse...

Hoje na RTP1, o extraordinário exemplo de vida de uma Professora de piano com 92 anos, que continua a dar aulas em Faro:

Clique aqui para ver o Vídeo

Malu disse...

Concordo contigo em genero , numero e grau. Acredito que os idosos são frutos daquele mandamento de honrar ao pai e a mãe. Tenho meus pais comigo e pra mim é um privilégio poder cuida-los e retribuir assim todo carinho que recebi, sendo assim e confiando na palavra divina, morrerei velhinha também.

rui miguel duarte disse...

Muito bom.

Jorge Oliveira disse...

Amigos Malu e Rui,
Agradeço a visita e comentários

Que Deus vos abençoe.

Um abraço

Manuel e Mimi Peixoto disse...

Não sei em que idade se adquire o estatuto de Velho .

Porém será que a Loucura e Imprudência é manjar apenas reservado à juventude ?

Gostamos muito deste artigo!
Bem Ajas
M. e MP