quinta-feira, fevereiro 04, 2010

O Jogo do Lobo

Nas nossas festas familiares jogámos por vezes o "Jogo do lobo". Basicamente, o jogo consiste em acertar na pessoa que saiu o papel de lobo. Não sendo das brincadeiras que mais aprecio, divirto-me a fazer o papel de narrador da história. Ao contrário do que se possa pensar, o lobo não devora imediatamente as suas presas. Primeiro tenta passar despercebido e se for um bom jogador, promove dúvidas e suspeitas contra os aldeões, aproveitando a conflitualidade para passar por um deles.

O velhaco Lobo astuto também é assim. Infiltra-se no rebanho, faz-se passar por uma das ovelhas, brinca com algumas e usa outras, mas depois arrebata-as e dispersa-as a todas (João 10:12). O perverso carnívoro sabe que um rebanho distraído e disperso é sempre um rebanho fraco.
Sabendo isto, cada ovelha tem que vigiar e principalmente confiar no Bom Pastor. Ouvir e obedecer à sua firme voz, sabendo que o seu cajado, em forma de cruz, já aniquilou o pior dos Lobos.

4 comentários:

joaquim disse...

Conciso e preciso. Obrigado!

E o que não falta por aí são "lobos vestidos com pele de cordeiro", e "cordeiros que se deixam levar na "simpatia" dos lobos".

Abraço em Cristo

Jorge Oliveira disse...

Thanks amigo Joaquim.

Não nos deixemos enganar pelos vorazes e oportunistas lobos que por aí andam.

Um forte abraço

Vilma disse...

E eu que me dei tão bem como lobo...!
No jogo claro! ;)

Jorge Oliveira disse...

Sim Vilma,
Tu a jogar esse jogo costumas ser uma loba má que engana os capuchinhos vermelhos, azuis e verdes todos.
Eheheheh