segunda-feira, janeiro 04, 2010

A matança dos polvos

Toneladas de polvos mortos deram recentemente à costa em Vila Nova de Gaia. É profundamente triste observar esta matança. Fala-se de morte por causa natural, em vírus, mas o mais certo é ser a poluição como a causa provável. Exige-se que se apure a verdade e que se puna os infractores.
Na refeição de passagem-de-ano comemos em família um delicioso polvo à lagareiro preparado por mim. Claro que não o fui apanhar à praia, mas era terrível se os polvos (e outras espécies) deixassem de existir por causa da loucura e da ganância humana.

Foto José Carmo/JN

2 comentários:

José Carlos disse...

De uma coisa estou certo; aquele que comeste "à lagareiro" já não existe...eheheh

E já agora toneladas é um exagero... ficou longe da tonelada.
Um técnico deu, entretanto, uma explicação plausível. Provávelmente os polvos foram descarregados no mar já mortos (talvez congelados).
Abraço

Jorge Oliveira disse...

É ZéCarlos,
O tal à lagareiro já foi reciclado.
:)

Como tu bem leste no post, usando das boas regras jornalísticas citei a fonte que refere as tais toneladas (http://jn.sapo.pt/paginainicial/pais/concelho.aspx?Distrito=Porto&Concelho=Vila%20Nova%20de%20Gaia&Option=Interior&content_id=1460480), mas penso que realmente é capaz de ser um exagero (isto é o que dá citar o JN).

Quanto à tal teoria que os polvos foram descarregados no mar já mortos, não sei se será verdade, porque entretanto apareceu também um golfinho na costa e segundo alguns agentes da Polícia Marítima que permaneceram no areal entre as 10 horas e o princípio da tarde, pensaram ser uma "forte descarga poluente com metais pesados", que apanhou os polvos porque são os que estão mais fundos no mar.

Um abraço