quinta-feira, dezembro 03, 2009

Sono perturbado?

Hoje de madrugada, acordei sobressaltado. Tinha faltado a luz na rua e os alarmes das casas circunvizinhas dispararam, incluindo o meu. Ninguém gosta de acordar assim. Pior do que acordar mal é dormir mal ou nem sequer conseguir dormir. Dou graças a Deus que costumo dormir muito bem, mas também já tive as minhas noites mal dormidas.

Existem muitos factores que podem alterar ou mesmo tirar o sono. Problemas de saúde, preocupações diversas, os filhos, ansiedade, medo e tantos outros. Augusto Cury destacou um problema que pode perturbar bastante o sono: a falta de perdão. Disse ele que "os inimigos que não perdoamos dormirão em nossa cama e perturbarão o nosso sono." A falta de perdão, o rancor, o ressentimento, não só atrapalham o sono, mas estragam a vida toda.

A solução para um repousante sono é a mesma para se andar bem acordado: andar em paz com Deus e com todos. “Em paz também me deitarei e dormirei, porque só tu, SENHOR, me fazes habitar em segurança”, é a promessa do Salmo 4:8. Confiar em Deus e no seu cuidado é o melhor.

O Senhor Jesus, na oração que nos ensinou a fazer (e viver), diz-nos para nós perdoarmos a quem nos tem ofendido (Mateus 6:12-15). Perdoar é um dom celestial, mas é também uma atitude - uma disposição mental. É um pressuposto para o nosso bom relacionamento com Deus, porque Ele não perdoa quem não quer perdoar.
Se queremos dormir bem, saibamos perdoar e viver em paz com Deus e uns com os outros enquanto andamos acordados.

2 comentários:

Vilma disse...

É uma grande verdade.. gostei muito da frase do Cury.
E do teu texto.

Também durmo bem, mas ultimamente o meu sono tem sido mais vezes perturbado pelo ronronar da Nuvem, que insiste em se deitar em cima dos meus caracóis ou então, lembrar-se de ir para o PC altas horas da madrugada, à espera da setinha do ecran...! :D
Antes estas perturbações....!

Deus te continue a conceder sonos tranquilos.

Jorge Oliveira disse...

Obrigado Vilma,

Desconfio que essa "Nuvem" deve ser das carregadas. Livra...
:)