quinta-feira, dezembro 31, 2009

Reflexão e resolução

Claro que não é a mera sucessão de horas na viragem de um dia que vai mudar ou alterar o que quer que seja na vida. E muitos menos certas superstições ridículas, como vestir determinada roupa ou comer passas, que irão fazer qualquer diferença na vida das pessoas. Mas a passagem de ano e os dias subsequentes são óptimos para realizar duas coisas essenciais na vida: a reflexão e a resolução.

Reflectir e avaliar aquilo que temos sido, feito e vivido no ano transacto, relembrando as coisas boas e más que ocorreram. Considerar como podemos não cometer os mesmos erros. Se pensarmos bem ocorreram muitas coisas boas. É tempo de agradecermos o muito que Deus tem feito em nós e por nós.

Depois, ponderar e orar acerca de alguns alvos pragmáticos que esperamos realizar no novo ano. Talvez ajude escrever essa metas para não as esquecermos. Ao contrário do que podemos imaginar, a vida é mais feliz na medida em que as resoluções são mais centradas em Deus e no nosso próximo do que em nós mesmos. A pergunta: “isto irá glorificar ao Senhor e servir os seus propósitos”, pode ajudar. Ter em atenção que são normalmente os pequenos detalhes que contribuem para as grandes mudanças. Orar e trabalhar afincadamente, fazendo a nossa parte, para que as coisas aconteçam. Séneca disse: “trabalha como se vivesses para sempre, ama como se fosses morrer hoje.”

Viver um dia de cada vez, a vida é mais importante que os alvos. Apreciar cada dia como uma gloriosa oportunidade de Deus para vivermos e espalharmos o seu grande amor. Como diz o Salmista, “Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos coração sábio.” (Salmo 90:12)


Desejo a todos os amigos leitores do CANTO, um ano de 2010 muito abençoado por Deus.

3 comentários:

Davide Vidal disse...

Muito bem!
Excelente ano de 2010!
Abraço

E S M O R I Z disse...

um Feliz Ano 2010
1Abraço
Carlos

Selma Tabita disse...

Um feliz e abençoado 2010!!! =)