terça-feira, novembro 17, 2009

"Igreja é lugar para 'loser'"

Se anda à procura de uma "boa igreja", antes de ser engodado pelos muitos enganos das "igrejas" actuais, visite a Livraria do Thiago e leia o seu excelente artigo. Ao contrário do que muita gente pensa, Igreja é um lugar para pessoas que estão na disposição de perder. Perder a vida para encontrá-la.

Leia todo artigo aqui:
Não acredite nesse engodo de igreja.

3 comentários:

José Carlos disse...

Caro irmão e amigo eu bem gostaria que a igreja fosse assim como o Thiago defende. Infelizmente temos cada vez mais igrejas locais exclusivas do que inclusivas. Já te interrogaste como reagiria a tua igreja local se, de repente, alguns (manifestos) homossexuais começassem a frequentá-la? Ou se soubessem que alguns sem abrigo (habituados a não tomar banho) fossem presenças habituais? E se se soubesse que havia entre a assistência portadores do vírus da sida? Ou se prostitutas, no fim da sua actividade, fossem assistir às reuniões.
Convenhamos que, embora saibamos como fazer, fazer nos casos que referi não é fácil…

Jorge Oliveira disse...

Concordo que não é fácil José Carlos, mas isso não quer dizer que não persistamos em lutar por aquilo que verdadeiramente significa ser igreja.

Penso que muita dessa exclusão que falas tem origem e é mantida principalmente pelos pastores, anciãos e líderes de muitas igrejas locais por duas razões:

1º Porque não ensinam a responsabilidade inclusiva da comunidade cristã. Devíamos ensinar e praticar mais "o receber a todos".

2º Porque normalmente essa pessoas incomodam a comunidade e trazem problemas para o "conforto" e "status quo" dos pastores e dos outros membros.

José Carlos disse...

É exactamente isso Jorge.
É mais fácil lidar com os "limpinhos" e esquecer que Jesus, em seus dias na terra, era acusado de comer e conviver com os pecadores.