quinta-feira, novembro 05, 2009

Desenhos de Caim e Abel

3 comentários:

Davide Vidal disse...

O F de Caim ficou a dever-se ao Orgulho - assinou com letras maiusculas... o A+ de Abel pelo contrário é devido à humildade... (está-se bem de ver e Saramago não faria uma análise melhor)

Jorge Oliveira disse...

Olá Ego,
Como tu bem sabes, a própria Palavra de Deus explica quem era Caim e quem era Abel e quais foram as suas mais profundas motivações:

"Pela fé, Abel ofereceu a Deus maior sacrifício do que Caim, pelo qual alcançou testemunho de que era justo, dando Deus testemunho dos seus dons, e, por ela, depois de morto, ainda fala." (Hebreus 11:4)

"Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros. Não como Caim, que era do maligno e matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más, e as de seu irmão, justas." (1 João 3:11-12).

Deus viu fé, sacrifício (sangue) e amor na adoração de Abel e em Caim viu as obras más do maligno.

Davide Vidal disse...

É bem verdade!! um dos textos aureos da Escola Dominical que fixei já muitos anos atrás era: "Sem derramamento de sangue não há remissão de pecados" e Caim deveria saber que assim como para cobrir (Hb. Expiar) os corpos nus de Adão e Eva, Deus sacrificou animais inocentes, assim tambem para "cobrir" os pecados seria necessário o sacrificio de animais inocentes