quarta-feira, outubro 21, 2009

O umbigo de Saramago

"Evidentemente que Saramago tem um problema pessoal mal resolvido com a religião. Isso é tão claro que dispensa a interpretação psicanalítica dos seus comportamentos. Aliás, um dos muitos problemas de Saramago é julgar-se o próprio Deus. E não admitir concorrência. Nobel, ainda por cima, sente que o Mundo se deveria prostrar perante o seu génio. É um narciso universal a quem tudo deve ser consentido, mesmo o insulto grotesco e ignaro."

Escreve hoje José Luís Seixas no Destak, a propósito das suas mais recentes declarações acerca da Bíblia. Saramago sorri com a polémica e agradece toda esta publicidade ao seu livro Caim.

Ler todo o artigo aqui.

7 comentários:

Tinoca Laroca disse...

Quem traz polémico, tem sempre sucesso garantido.

God bless you,
T.

Unknown disse...

aqui no brasil tbém o destacaram na revista semanal VEJA! sem comentários! é apenas triste! só de olhar prá esse cidadão, a gente já percebe o qto ele precisa desse Deus, a Quem tanto zomba e escarnece! (na sua versão, a culpa do assassinato é de Deus).

lí hoje, uma blogueira portuguesa (comentando a repercussão do livro), afirmando que "há um deputado europeu português e de direita que sugere a saramago que cumpra o que ameaçou em tempos: adquira a nacionalidade espanhola."

só passando...

bfds à todos. ruby

Vilma disse...

Achei muito apropriada a letra da canção do Bob Dylan que colocaste.
Saramago serve alguém, com certeza, e não é o Deus vivo!

Jorge Oliveira disse...

Olá Tinoca
Sim, está a ser uma grande jogada de marketing. Os editores e os livreiros devem estar muito satisfeitos também.



Ruby,
Não me admira que tudo isto já tenha chegado ao Brasil. Mais do que os seus livros estão em causa as suas recentes declarações.

Como deves saber José Saramago vive já há alguns anos em Espanha (na ilha de Lanzarote) em auto-exílio. E já várias vezes tem manifestado a sua hostilidade contra Deus, a Bíblia, a Igreja Católica (principalmente) e contra Portugal.
Um abraço



Bem observado, Vilma.
Estamos sempre a servir alguém.
As ideias e os livros de Saramago servem a quem?

Ao contrário do que Saramago diz, não é preciso ser-se teólogo para perceber que a Bíblia, mais do que um "manual de bons costumes", é a Palavra de Deus que revela o seu plano para a humanidade. Importa pois ler e meditar nela.

Davide Vidal disse...

Ás vezes a indiferença seria a melhor arma... mas por outro lado tambem houve tempo de antena para a Biblia em que até foi noticiado nos telejornais acerca do robot que a escreve

Jorge Oliveira disse...

Tens toda a razão Ego,
A propósito disto, vi hoje uma coisa muito engraçada num blogue:

http://oinsurgente.org/2009/10/22/please-do-not-feed-the-troll/

"Please do not feed the troll."

:)

ildasilva disse...

em relação a jose saramago só tenho a comentar que ele está conseguindo o que quer ou seja provocar discussão,chocar e acima de tudo que lhe deem importancia,pois de outra forma ninguém dava por ele. O homem é esperto lança o isco pra vender!