quinta-feira, outubro 29, 2009

A maior prova de amizade

Algumas pessoas costumam chegar aqui ao CANTO por algo que escrevi acerca da amizade em 2005: os dois testes da amizade. Sem qualquer tipo de pretensiosismo continuo a endossar o que ali escrevi e acrescento uma terceira prova da verdadeira amizade: amigo é aquele que guarda as costas do seu amigo.
Pascal advertiu que “poucas amizades subsistiriam se cada um soubesse aquilo que o amigo diz de si nas suas costas”. Jônatas, filho do Rei Saúl, pelo contrário, demonstrou ser um bom amigo, defendendo David e falando bem dele, perante as acusações injustas do seu pai. Por ser um bom amigo, Jônatas ia sendo morto, porque Saúl ficou de tal forma enfurecido que tentou matá-lo. Que Deus me ajude também a guardar as costas dos meus amigos, falando bem deles.
Mas o maior exemplo de amizade foi dado por Jesus Cristo. O Amigo maior, não só protegeu as nossas costas mas entregou-se à cruz para morrer por cada um de nós. Esta é sem dúvida a maior prova da verdadeira amizade e amor.

4 comentários:

Vilma disse...

Por isso que ando a fortalecer as minhas costas com a AquaFitness. Lol

É uma benção ter amigos que nos guardam as costas. Infelizmente, algo muito raro nos tempos que correm! O teu post passado é muito bom mesmo.

Se bem que é bom pensar no tipo de amigos que temos, também é bom que pensemos que tipo de amigos nós somos para os outros.
Uma boa meditação do Pão de hoje! :))

DTA

Jorge Oliveira disse...

Olá Vilma,
É como tu dizes, os bons amigos rareiam nestes tempos. Mas dou graças a Deus porque ainda há alguns dos bons (como por exemplo tu e a tua família e algumas mais).

Quando à meditação do Pão Diário de hoje (http://nossopaodiario.net/2009/10/30/amizade-verdadeira/) realmente é bastante boa e ligada com esta temática. Termina com este pensamento: "Um verdadeiro amigo permanece connosco em tempos de provações."

Que Deus me ajude a ser bom amigo.

Um abraço

José Carlos disse...

Guardar as costas do amigo mesmo que ele tenha as costas largas...

Jorge Oliveira disse...

Olá Zé Carlos,
Com o passar dos anos noto que as minhas costas (e barriga) têm aumentado, mas em compensação o rabo e a a cabeça diminuíram.
Eheheheheh