segunda-feira, abril 20, 2009

Madame Susan Boyle

Ainda não fizeram a estátua de cera no Tussauds? Sinceramente não percebo tanto histerismo. Será que Susan Boyle canta assim tão bem? Não sendo nenhum "expert" na matéria, parece-me que aquelas notas agudas estão muito esganiçadas e que tem muita dificuldade com as graves. Mas quem sou eu para roubar "o sonho" (!?) de mais uma "Media-fast-star" dos nossos tristes tempos.

4 comentários:

Adília disse...

Eu penso que o que a comunicação social está a fazer em relação a esta senhora é, independentemente do marketing envolvido, uma coisa positiva pois mostra como as nossas sociedades e os esterótipos de beleza feminina que inculcam impedem que olhemos para as mulheres como pessoas que independentemente de serem belas e jovens podem ter valor.
Convido-o a ler o que escrevi sobre a matéria em: http://sexismoemisoginia.blogspot.com/2009/04/o-valor-de-uma-mulher.html

Jorge Oliveira disse...

Olá Adília,

Augusto Cury escreveu um romance que se chama "A ditadura da Beleza", onde o autor sugere que as mulheres vivem escravizadas pelos estereótipos da sociedade moderna de beleza feminina. Segundo Cury, mais de 98% das mulheres não se vêem belas. É certo que os homens também são culpados disso, mas pergunto-me se as mulheres não terão também a sua responsabilidade.

Será que se a Susan Boyle fosse mais nova, alta, magra e segundo os tais estereótipos de beleza feminina actuais, os Media dariam tanto valor à sua prestação vocal? Não estará implícita uma discriminação preconceituosa neste destaque dos Media?

Na minha humilde opinião não me parece que a Susan Boyle cante assim tão bem. E por não corresponder aos tais estereótipos de beleza actuais, penso que não merece melhor avaliação e valorização, isso mais uma vez seria um preconceito ("canta razoável, mas como é 'velha e feia' vamos dar-lhe pontuação máxima").

Acredito ainda que aqueles programas vendem precisamente o tal conceito que fala no seu comentário. "São feios e gordos, mas nós vamos transformá-los em estrelas cintilantes bonitas e magras." Afinal de contas qual é o aspecto dos jurados?

Muito do que ali se vê é marketing e encenação: repare nas roupas e no cabelo, como propositadamente deram um ar descuidado, penso que tudo isso é planeado, para vender melhor a ideia. Note como há um clima de emocionalismo histérico, os gritos, as expressões de reprovação em close-up, etc.

O mais grave é que alimentando essa ideia de estrelato rápido e fácil, na maior parte dos casos, passado algum tempo estas pessoas voltam à realidade da vida e sobra apenas uma profunda desilusão e amargura.


Compreendo o seu ponto de vista, mas espero que perceba também o meu.

Um abraço

Adília disse...

Infelizmente tenho de conceder que há muita verdade na resposta lúcida que faz ao meu comentário, mas penso que a minha leitura também é pertinente pois tem de se começar por algum lado a quebrar os dentes a essa ditadura da beleza que remete sistematicamente para a sombra as mulheres que não correspondem ao estereótipo enquanto coloca nos píncaros verdadeiras nulidades, e os media são um espelho amplificador que não podemos negligenciar.

Jeff disse...

Acredito que Susan Boyle seja uma grande estrela e tem um talento incrível. É irrelevante ignorar tao fato, pois todos estão preocupados com beleza e não nos damos conta de que a beleza que hj é linda daki uns 20 anos nao será mais. Pessoal vamos acordar para a realidade e deixar de ser tao idiotas e dar valor a quem realmente merece !