terça-feira, março 03, 2009

Pouco ou nada sei do Amor

Tenho diante de mim um pequeno livro. Emprestou-mo o meu querido amigo e pastor José Pontes que o julgava perdido, mas agora encontrou-o. Está amarelecido pelo tempo, colado com fita-cola e deve ter quase uns cem anos. É uma colecção de pensamentos escritos por A. C., e tem a particularidade de começarem todos pela palavra “Se” e terminam com “então nada sei do amor revelado no Calvário.” Muitos estão assinalados, outros sublinhados. Partilho aqui estes quatro:

“Se disse ‘Pois sim, perdoo, mas não posso esquecer’, como se Deus, que duas vezes por dia lava todas as praias do mundo, não pudesse lavar a minha memória, tirando-lhe tal nódoa, então nada sei do amor revelado no Calvário.”

“Se a monotonia me enerva, se não posso suportar uma tarefa enfadonha; se aborreço as pessoas estúpidas e ligeiros contratempos me irritam; se exagero as insignificâncias da vida, então nada sei do amor revelado no Calvário.”

“Se houver em torno de mim almas que sofrem sem que eu o perceba, por falta de discernimento, então nada sei do amor revelado no Calvário.”

“Se for fraco o meu interesse no trabalho alheio; se a minha própria tarefa monopolizar os meus pensamentos; se não partilhar dos cuidados e das alegrias dos meus conservos, então nada sei do amor revelado no Calvário.”


Tocaram-me estes e outros. Alguns não sei se concordo inteiramente. Uma coisa entendo que "Deus prova o seu amor para connosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" e diante da grandeza e profundidade deste amor revelado no Calvário, pouco ou nada ainda sei. Creio que também foi por mim.

4 comentários:

MissGarfield disse...

Mal comecei a ler o post imaginei logo um caderninho preto manuscrito, talvez pintalgado por lagrimas como aqueles que eu mesma escrevo. Vai postando mais frases que nos agradecemos.

Unknown disse...

Uma pena que não exista a versão digital deste livro...

Wander; Ana Carla e Isabelle Almeida disse...

Muito bom! Faça um e-book prá nós?? =)

Jorge Oliveira disse...

É um livro antigo trazido e traduzido pelos pioneiros missionários Britânicos aqui para o Norte de Portugal.
Não sei se teria o tempo e a habilidade para o colocar na Internet. Mas quem sabe um dia...
:)