segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Haja Luz!

Ontem ao fim da tarde, encorajava a congregação para entregarmos a nossa vida a Deus e confiarmos mais nele e de repente, PUMMM! A luz foi abaixo. A igreja ficou às escuras. Como tínhamos acabado de ler os versículos 6 e 7 da primeira carta de Pedro, no capítulo 5, hesitei se devia continuar às escuras ou parar a pregação. Confesso que é um pouco estranho falar às escuras e ler as Escrituras ainda é mais complicado. Mas rapidamente alguns irmãos trouxeram a luz à igreja (era bom que as igrejas nunca perdessem a Luz).
Quem apagou a luz não foi alguém ensonado para que eu me calasse, nem foi aquele que anda bramando ao nosso derredor, do versículo 8, o culpado da luz ter ido abaixo foi o novo e potente aquecedor que aquentava a igreja. Carga energética a mais. Aliás, que pode um desgraçado diabo fazer contra um crente ou uma igreja quente, que anda debaixo da potente mão de Deus e que brilha cheia da sua Luz?

5 comentários:

Marlene Maravilha disse...

Ah isto é uma grande verdade!
O diabo nao poderá fazer nada mesmo!! a nao ser sair correndo de medo!
abracos

Tinoca Laroca disse...

às vezes ficar sem luz é até bom... é o unico meio de ficarmos sossegados e em s i l ê n c i o...

God bless you,
T.

Jorge Oliveira disse...

Tinoca,
Sem dúvida que o silêncio e o isolamento são bons para sossegar o espírito e ouvir Deus falar, mas não é isso que se fala neste poste. Imagina subires a um púlpito e pregares completamente às escuras para cerca de 100 pessoas. É capaz de não sossegar muito o teu espírito...lol

DTA.
Abracinho

Anónimo disse...

desculpa lá, nós não somos a luz do mundo, no tempo dos profetas não havia luz, e mensagem continuou a ser pregada, e para que o aquecedor, não deviamos nós ser mornos.

Jorge Oliveira disse...

Olá caro anónimo,

Sem dúvida que a verdadeira Luz que alumia é O Senhor Jesus (Lucas 2:32; João 1:9; 8:12; 12:46 e outros), mas se ler atentamente o Novo testamento chegará à conclusão que os filhos de Deus também são chamados de “filhos de luz” (João 12:36; 1 Ts 5:5) e são chamados a levar a Luz de Jesus a todos. Somos convocados a andar como filhos da luz (Efésios 5:8).

De facto as igrejas no Apocalipse são comparadas a candelabros (Ap. 1:20). Ao contrário do que afirmou no seu comentário, foi O próprio Jesus que afirmou, dirigindo-se aos seus discípulos (e implicitamente à Igreja): "Vós sois a luz do mundo" (Mateus 5:14).

Em relação ao aquecedor, era obviamente uma analogia à necessidade de andarmos "quentes" com O Senhor e o seu Espírito. Não há nenhum aquecedor que aqueça o nosso espírito. Só mesmo a sua Palavra e o poder de Deus são capazes disso.

Um abraço