segunda-feira, junho 16, 2008

O rico camelo

Preguei ontem acerca do jovem que preferiu ser um triste morto rico do que um alegre vivo pobre. "Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma?" Mateus 16:26.

4 comentários:

Viviana disse...

Olá Jorge,

Infelizmente há tanta gente por aí, que ainda hoje faz precisamente a mesma escolha.

Incrível, não é?

Tenha um lindo dia
um braço
viviana

Shalom disse...

olha a coincidência! Ontem também falei sobre esse tema na E.D. Andas-me a roubar as mensagens? E o direito de autor?
Falando sério: qual é a tua interpretação do "fundo da agulha?

Jorge Oliveira disse...

Shalom Norm!

Interessante não é? Parece que andamos no mesmo Espírito! E podes estar descansado que o Autor deu-me autorização de usar esta mensagem.

Em relação à interpretação do "fundo da agulha" (vers. 25), segundo alguns estudiosos podem existir 3 interpretações:

1 - A primeira é uma interpretação literal.

2 - A segunda, a palavra "camelo" significaria "corda" e a agulha seria mesmo uma agulha.

3 - A terceira interpretação o "fundo da agulha" referir-se-ia a uma pequena porta, ao lado da porta principal do muro de Jerusalém, em que os camelos, já sem as cargas, podiam passar ajoelhados e empurrados a muito custo.

Embora não rejeite esta última, eu inclino-me mais para a primeira interpretação (a mais literal), dada a tamanha admiração de impossibilidade que os discípulos fizeram, "eles se admiravam ainda mais" (vers. 26). Chamei-lhe a "metáfora da impossibilidade humana".

Penso que o que Jesus queria enfatizar ali é que o homem (por si próprio) não consegue salvar-se. Como a segunda e a terceira interpretação são possíveis para o sujeito da comparação (o camelo), não me parecem serem explicações completamente adequadas.


Importa sublinhar aquilo que está perfeitamente revelado: que a salvação do homem não pode ser alcançada pelos méritos humanos, porque todos somos pecadores (Romanos 3:10-12; 20). É somente pela misericórdia e graça de Deus que o homem pode ser salvo, quando crê e recebe esse maravilhoso dom de Deus (Efésios 2:8,9).


Por isso glória e honra ao nosso BOM DEUS, O Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Abraço

Adilson Marques disse...

Jo,
Esta é uma das passagens que mais me intriga. Por vezes digo que este foi o homem que esteve mais perto esteve do céu (pela sua conduta irrepreensível), mas por causa de algumas muitas moedas perdeu tudo.

Outro assunto, finalmente, depois de muito esforço, terminei o teste idiota. Penso que tenho um certo daltonismo, pois existe lá um quadrado azul que não me parecia azul.

Um abraço.