quarta-feira, abril 09, 2008

Ciência sem ostras

O Pão Diário de hoje conta que «nos dias de John Wesley, pastores com poucos estudos conduziam os cultos na igreja. Um deles usou Lucas 19:21 como base de pregação: “Tive medo de ti, que és homem austero" (em Inglês, “austere man”). Não compreendendo a palavra austero, ele pensou que o texto falava de "alguém que apanhava ostras." (Ostra em Inglês é “Oyster”).

Assim explicou como um mergulhador tem de procurar na água escura e fria para apanhar ostras. Nessa busca, ele acaba por cortar as mãos nas extremidades afiadas das conchas. Quando encontra uma ostra, ele sobe à superfície, apertando-a "nas suas mãos magoadas e sangrentas." O pastor acrescentou: "Cristo desceu da glória do céu até à sociedade humana pecadora para apanhar os humanos e os trazer de volta com Ele à glória do céu. As Suas mãos feridas e sangrentas são um sinal do valor que Ele colocou no objecto da Sua busca."

Seguidamente, 12 homens receberam Cristo. Mais tarde, nessa noite, alguém veio a Wesley queixar-se de pastores sem escolaridade que eram tão ignorantes que nem sabiam o significado dos textos sobre que pregavam. Wesley, instruído em Oxford, disse simplesmente: "Não importa. O Senhor apanhou uma dúzia de ostras hoje à noite."»

“Temos, porém, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós.” 2 Coríntios 4:7


É evidente que a adequada preparação Bíblica, teológica e intelectual é importante para alguém que prega a Palavra de Deus, mas por vezes, parece que se enfatiza tanto o conhecimento, a erudição, que se esquece que o poder e os frutos dependem de Deus e não de nós próprios. E ciência sem ostras não vale nada.

“A minha palavra e a minha pregação não consistiram em palavras persuasivas de sabedoria humana, mas em demonstração do Espírito e de poder.” 1 Coríntios 2:4

3 comentários:

Chris Rodrigues disse...

O que seria de mim, se alguém não tivesse me apresentado o buscador de ostras?

Vilma disse...

Achei excelente esta reflexão.
Deus age sempre de modo inesperado e aos nossos olhos, de forma absurda!
Quem verdadeiramente pode sondar a Sua mente?

Viviana disse...

E não é que havia mais conversões antigamente, com Pastores menos letrados do que agora com Bacharéis e Doutores!?

Dá que pensar!

Há por aí qualquer coisa que não está bem...

Um abraço
Viviana