sexta-feira, junho 30, 2006

Figo´s T-shirt



Diz uma vendedora de t-shirts* da Selecção Nacional, numa entrevista na televisão: “as t-shirts* que se vendem mais são as do Figo e do Cristiano Ronaldo...”


Eu, por mim, já comprei uma Gillette.


* Tradução: "Amanhã, comemos "Bifes" com pimentinhas e natas!"

quinta-feira, junho 29, 2006

Engolindo sapos

Ao longo dos meus quarenta anos, tenho engolido a minha dose de "sapos”. Aponto o dedo a alguma coisa ou situação e a logo a seguir faço a mesmíssima coisa. Claro que infelizmente não tenho exclusividade nesta “dieta anfíbia”. Observo frequentemente algumas pessoas que se opõem ou criticam determinada situação com “unhas e dentes” e passado algum tempo estão a apoiar e a participar nessa mesma coisa de “alma e coração”. O que é lamentável é que “engolindo os sapinhos”, não os enxerguemos nem reconheçamos que errámos.

Foi ao mesmo Simão Pedro, que afirmou peremptoriamente que nunca iria comer coisa alguma comum e imunda, que Deus disse: "Levanta-te, Pedro! Mata e come”. E ele comeu. Engoliu. “Sapos!”

Cruac Cruac…

quarta-feira, junho 28, 2006

Pratas em Moçambique.

Amanhã parte para Moçambique, numa viagem missionária (integrado na missão MDI), o meu amigo e vizinho Jorge Pratas, juntamente com a sua família. Para dar a conhecer todos os contornos e pormenores desta incursão por terras de África, criou um blog (finalmente): Crónicas de Moçambique.

Que Deus vos abençoe, guarde e use poderosamente!

Acolher.

A verdadeira religião não é tanto estender esforçadamente os braços humanos para alcançar a Vida, é mais acolher. Acolher e abraçar a Vida e as vidas. Acolher Jesus e as pessoas.

terça-feira, junho 27, 2006

Deus responde.

Estava aqui a lançar algumas das minhas inquietações diante de Deus em oração e sou interrompido com um telefonema. “Está tudo resolvido!” - informou-me um amigo ao telemóvel. Umas vezes, as respostas de Deus são incrivelmente imediatas, outras vezes não. Mas Deus sempre responde. Nem todas as minhas inquietações ficaram resolvidas, mas vou continuar a confiar e esperar nele. "Clama a mim, e responder-te-ei." Ele é a viva Palavra e o verdadeiro milagre. Ele é a resposta. Para Deus, pois, toda a glória e honra, eternamente.

A Paz de Deus vos guardará...



"Não estejais inquietos por coisa alguma; antes, as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus, pela oração e súplicas, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus.
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."
Filipenses 4:6-8

segunda-feira, junho 26, 2006

A bênção da sogra.

Quando Jesus curou a febre da sogra de Simão Pedro, penso que não o fez porque Jesus tinha fome, queria comer ou apenas para ser servido. Acredito que Jesus curou-a porque essencialmente a amava. Por causa dela. Também, por causa dos discípulos, que lhe pediram muito - talvez eles é que estivessem com fome, o que me faz lembrar as nossas orações egoístas, tantas vezes. As Escrituras só não esclarecem é se Pedro, o genro, pediu essa bênção...

domingo, junho 25, 2006

À mesa com os amigos.

Nas noites de sexta e de sábado tivemos o prazer de partilhar à mesa, com alguns familiares e amigos, a comida, as gargalhadas, as piadinhas, algumas tristezas, confidências, expectativas e sonhos. Foi muito bom desfrutar a companhia de velhos e novos amigos. Agradecemos a presença de todos e ficámos mais uma vez positivamente impressionados com a simpatia, a amabilidade e a generosidade da Vilma, do Artur e da sua filha T.

Vivam os amigos (e que Portugal ganhe!)!!!


(Vou comer uma laranja...)

sábado, junho 24, 2006

Cristãos globais.

"Nossas famílias, agências ou igrejas precisam ter um foco que transcenda a nós mesmos e nossos pequenos compromissos. Eles precisam se tornar cristãos globais, com uma fé voltada para o que Jesus está fazendo ao redor do mundo, e não apenas na região onde vivemos."

In: Mark Shaw; Lições de Mestre - 10 insights para a edificação da igreja local, Editora Mundo Cristão, 2004, Página 198

sexta-feira, junho 23, 2006

S. João de Táxi.

Na noite do "santo" mais popular do Porto, os Táxi vão tocar hoje (para os seus filhos e netos) em frente à Casa da Música, na Boavista.

Chiclete (mastiga)
Chiclete (deita fora)
Chiclete (sem demora)
Chi-chi-chi, chi-chi-chi, chiclete.


Que nunca lhes falte o “chi-chi-chi...”

quinta-feira, junho 22, 2006

Umbigo aberto 24h x 7 dias.

Para os mais distraídos, sublinho que este é um blog diário. Aberto 24 horas por dia, 7 dias cada semana. Desde há algum tempo, que me empenho em escrever todos os dias. Quando tenho alguma coisa para dizer ou quando não tenho nada especialmente importante. Mudo a música normalmente todos os sábados e actualizo os links em destaque (para já, os que contenham alguns vestígios de cristianismo) às segundas-feiras. É evidente que nesse desvario de escrita, escrevo algumas (muitas) tolices e loucuras, mas quem disse que um blog tem que ser uma bela escultura do literato, da proficiência ou da perfeição?

Este não pretende ser um blog de propaganda protestante. Proponho-me aqui apenas celebrar a Vida. A existência feliz, por vezes desajustada, de ser humanamente filho de Deus. São pequenos lampejos da mente de um homem pecador salvo. Salvo pela fé na graça de Deus manifestada em Cristo. Pecador, porque sou.

Mas como a Lei serviu apenas para mostrar a nossa impotência em a cumprir e eu não gosto nada de rotinas nem de legalismos, tenho dias que não escrevo, não linko, nem mudo nada. Nem tujo nem mujo. Emudeço. Fico mudo.


E, provavelmente, esses são os melhores CANTOS deste blog.
Ou não.

quarta-feira, junho 21, 2006

Posta espiritual e edificante de hoje:


Comer uns tacos mexicanos!
Reparem no pormenor picante, subliminarmente escondido, das malaguetas na foto.

terça-feira, junho 20, 2006

"Venham os Bifes!"



Diz um adepto inglês sorrindo e cantando (talvez animado pela cerveja alemã):

“Portugal??? Is a small city of Spain!”

A nódoa ou a camisa limpa?

Olhámos mais depressa para a nódoa, do que para a camisa limpa. Somos rápidos a enxergar o cisquinho do olho alheio, esquecendo-nos que estamos cegos com as nossas traves. Coamos criteriosamente o mosquito do nosso vizinho enquanto engolimos os nossos camelos. Fazemos todos isso, porque claramente é mais fácil olhar para fora do que para dentro. Mas nem olhar para fora, nem olhar para dentro nos vai ajudar. Acredito qus só existe um olhar eficaz e benéfico: "Olhar para Jesus". Quando olhámos para Jesus, vemos quem Ele é, e quem nós somos. Enxergamos que afinal não passámos de pedras de mármore que cobrem ossos secos e que Jesus é o único autor, consumador e sustentador da vida e da fé. A santidade é Ele. A verdadeira fonte da pureza.

segunda-feira, junho 19, 2006

"A seita dos burros"


Afinal havia outro. Está confirmado que afinal existe pelo menos mais outro pregador burro como euaqui tinha assumido. Será o início de mais uma “nova seita” evangélica? A denominação dos "asnos-cristãos"?

Ióh, ióh... ióh, ióh... ióh, ióh...




P.S. – Se o teu fardo (de palha) é pesado entrega-o a nós. Também fazemos entregas de cargas ao domicílio e mudanças diversas... lol

domingo, junho 18, 2006

Deus é que dá o crescimento.

"Somos firmemente persuadidos, de que Paulo podia plantar e Apolo podia regar em qualquer parte do mundo, mas seria em vão se Deus não desse o crescimento." William Carey.

"Eu plantei, Apolo regou; mas Deus deu o crescimento. Pelo que nem o que planta é alguma coisa, nem o que rega, mas Deus, que dá o crescimento." 1 Cor. 3:6,7.

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela." Salmos 127:1.

Graça é o Amor.

Graça é o amor que se importa, se detém e resgata.
John Stott.

sábado, junho 17, 2006

EL SHADDAI!



EL SHADDAI: “O Senhor Deus Todo-Poderoso”.

EL SHADDAI (hebraico): "O Senhor Deus Todo-Poderoso" (Gên. 17:1). Deus Omnipotente. Aquele que é mais do que suficiente. Ele está elevado acima de tudo e todos e tem tudo nas suas mãos. Ele é quem faz caminho onde não há caminho. É quem dispersa os nossos inimigos e tem cuidado e amor, muito mais profundo, do que aquelas que amamentam os seus filhos.

sexta-feira, junho 16, 2006

Ser santo.

"Ser santo, na Bíblia, não é seguir normas – não é adotar certos estilos de comportamento. Não é fazer – ou deixar de fazer – um monte de coisas, como parecem acreditar parte considerável dos cristãos. Aliás, esse sentimento não é novo e já era combatido por Paulo como mundanismo: Então, por que é que vocês estão vivendo como se fossem pessoas deste mundo? Não obedeçam mais a regras como estas: "Não toque nesta coisa", "não prove aquela", "não pegue naquela". Todas essas proibições têm a ver com coisas que se tornam inúteis depois de usadas. São apenas regras e ensinamentos que as pessoas inventam (Col. 2. 20 – 22)."

Colhido aqui.

Ponte? Bah!

À mesa com os pecadores (do Norte)

Ontem, a Posta de vitela à mirandesa, com batatinhas e arroz, regada com meia canequinha de vinho verde fresquinho de Celorico de Basto estava uma delícia do céu.

quarta-feira, junho 14, 2006

O princípio da parceria

Li na Missão Portas Abertas acerca da maneira como o ministério intervém: "Nossa filosofia é jamais actuar por conta própria. Nossos projectos nem começam se não há contactos consistentes com a igreja local. Actuamos em parcerias com outras missões e agências em muitos casos."

Que todos os crentes e organizações evangélicas tivessem este princípio sábio, quer na sua intervenção individual na igreja local, quer na organização de eventos. Nunca actuando por conta própria, mas em parceria: com Deus, com a igreja e com as igrejas.

terça-feira, junho 13, 2006

A chuva de Deus.

A maravilhosa chuva voltou. Veio para regar terras secas, mentes e corações áridos, mas principalmente para castigar colunas de som em certas festas religiosas profanas.

É capaz é de molhar também alguns churrascos santos na quinta-feira. É que Deus não faz acepção de chuvas.

segunda-feira, junho 12, 2006

As festas dos santos

No meu tempo de menino Católico Romano cheguei a pedir na minha rua, uns tostõezinhos para o santo António, são João e o são Pedro. No final, aquilo ainda dava para comprar mais santinhos de barro para fazer uma cascata ou para comprar umas guloseimas.

Umas das imagens de marca dos protestantes, - dizem – “é não acreditarem em santos!” "É tudo gente mais ou menos boa mas têm este trauma, não acreditam em santinhos". E é verdade. Como cristão protestante informado, percebo que não devo colocar a minha fé e orações em santinhos de barro. É muito melhor acreditar no Deus Todo-Poderoso, do que no barro que Ele criou. Também entendo agora que não se deve pedir dinheiro para os santinhos de barro. Mas, o que eu ainda não percebi muito bem, é existirem alguns “santos protestantes”, que continuam com peditórios. Incomoda-me ouvir alguns santos pedinchões (pedantes) que tentam sacar ao povo mais um tostãozinho. Mais uma ofertazinha. Mais um dizimozinho.
O pior disto tudo é que a maior parte das vezes também não passam de crianças mimadas a berrarem por um tostãozinho para comprar umas guloseimas, ou para fazerem umas cascatas de barro. Ou então, uma festinha para os santos da casa. Ou, um bezerro de ouro...
As tantas, as verdadeiras festas pagãs, fazemo-las nós. Ou então sou mesmo eu que sou um forreta inveterado. O que não é de todo mentira.


Já agora, assalta-me outra dúvida, como é que as crianças católicas hoje pedirão? “Um cêntimo para o santo António?”, “um euro?”. Irraaaa!

domingo, junho 11, 2006

Alguém ouviu?




Oremos pelos cristãos perseguidos.



Chamado e imagem colhidos aqui

sábado, junho 10, 2006

Biografia de Henry J. M. Nouwen

Acabei de ler a excelente biografia de Henry J. M. Nouwen, escrita por Michael Ford, jornalista da B.B.C. (Edições Paulinas). “O Profeta ferido” descreve a caminhada do sacerdote Católico, não deixando de expor as suas mais profundas lutas, fragilidades e ambiguidades. Este Padre Holandês, escritor e professor brilhante, que leccionou na Universidade de Notre Dame, na Universidade de Harvard e na Universidade de Yale, preferiu na última década da sua vida permanecer em l’Arche Daybreak, uma comunidade de pessoas com deficiências profundas.

“O objectivo da compreensão teológica não é captar, controlar ou até utilizar a Palavra de Deus, mas desejar cada vez mais que a Palavra de Deus nos fale, nos guie, nos mova e nos conduza a lugares situados muito além da nossa própria compreensão”. Henry J. M. Nouwen

sexta-feira, junho 09, 2006

Golo na própria baliza



Começa hoje o Mundial de futebol.
Um dos erros da ”Bola cristã”, dos "atletas cristãos", é meterem golo na própria baliza. Umas vezes por inépcia, com a mão individual, outras vezes por infantilidade, outras, empurrados por outros, mas sempre pela cabeça da serpente. Driblámos com lances novos, damos piruetas no ar, corremos na direcção da nossa baliza, fintámos o nosso guarda-redes e marcámos golo. E ainda por cima gritámos: GOOOOOOOOOLO!

A nossa inveja, egoísmo, individualismo, vedetismo, e o orgulho estúpido de pensarmos que jogamos melhor que os outros, acabam por nos fazer perder o jogo. E a vida, porque quando promovemos conflitos entre jogadores que jogam na mesma equipa, vamos sair do campo lesionados. Será que já percebemos que jogamos na mesma equipa? Ou estamos a fazer aquela figura triste das forças Australianas contra a nossa G.N.R., em Timor-Leste, não querendo conjugar as forças para derrotar o verdadeiramente adversário?

quinta-feira, junho 08, 2006

Há cada maluco…

Antes de comprar qualquer coisa ou tomar uma decisão que implique uma escolha, por mais insignificante que seja, fico normalmente bastante indeciso. Leio as características, vou a várias lojas, comparo preços, comparo as cores, os tamanhos. Penso, repenso e torno a pensar. Depois de remoer muito, lá escolho o produto. Ás vezes quando chego a casa, concluo que afinal não era bem aquilo que eu queria. Retorno à loja e, quando me deixam, troco por outro.

Agora imaginem o meu conflito e sofrimento existencial quando tenho que escolher um nick para o Skype ou um título para um post, ou...

Eu sei... sou maluco (e não só).



P.S. - Esta é a quinta revisão deste "post":)

quarta-feira, junho 07, 2006

Conforme nós queremos?

Nós os protestantes, talvez por desentendermos muitas vezes o que é Igreja e o que significa evangelismo, mas principalmente em consequência da nossa altivez religiosa, temos a mania de ordenar aos outros tudo o que eles têm que pensar, fazer e seguir. Esta obsessão é mais perceptível em quem tem cartão de Púlpito. Mas será que procedendo assim, acreditamos que O Espírito Santo fala, opera e conduz cada vida particularmente conforme Ele quer?

terça-feira, junho 06, 2006

Post-it!

Ontem à noite, quando as minhas três meninas já estavam a dormir, escrevi um post-it para cada uma delas com a palavra: “AMO-TE!”. Desenhei um coraçãozinho cor-de-rosa e colei-os estrategicamente num sítio visível.
Hoje, de manhã acordei com beijinhos, e já da parte da tarde, quando estava a tomar café, fui surpreendido com um papelinho amarelo colado ao meu mp3; tinha 6 corações desenhados e escrito: “AMO-TE, AMO-TE MUITO PAPÁ!”.

Sobre o 666

Não tenho muito a dizer sobre o 666, a não ser que é uma besta.

segunda-feira, junho 05, 2006

Nadador Salvador

Ontem nos Simpsons, quando o gordo Homer Simpson toma conta do templo da igreja da cidade Springfield, resolve fazer uma festa de cerveja, assim tipo Rock-in-bock. Quando as coisas começaram a ficaram demasiadamente descontroladas e blasfemas, e já voavam cadeiras do templo da igreja, surge uma impetuosa chuva diluviana como que a castigar os hereges. Quando tudo parecia perdido nas mãos de um “Deus” irado, surge de repente, num helicóptero, o pastor da igreja, que tinha sido expulso. Faz uma pequena oração e resolve os problemas todos dos Simpsons, da igreja e da Cidade.


Pessoalmente não concebo Deus como a Pessoa masoquista e vingativa que eles (e muitas outras pessoas) caracterizaram e muito menos acredito em líderes heróis salvadores-nadadores, que num passe de mágica, tipo Luís de Matos em cinco dimensões, vão salvar instantaneamente igrejas afogadas.

O que eu acredito é que Deus é amor. Ele é incompreensivelmente compassivo e misericordioso, mas também é Justo e faz justiça. Mas a justiça d’Ele não tem nada a ver com a nossa, porque não é baseada na nossa performance ou num policiamento punitivo às nossas falhas e erros. Senão estavamos todos perdidos. Relaciona-se muito mais com a nossa atitude INTERIOR do que com a exterior. É mais pelo que somos e cremos do que pelo que fazemos ou não fazemos.

Creio também que Ele escolhe, dirige e capacita pessoas para conduzirem outras pessoas. Qualquer pessoa que se submeta a Deus, que creia n’Ele e que O ame, está habilitada a abençoar o Corpo e o mundo. Não como se fosse um Lucky Luke Lone Ranger mas em cooperação mútua e dependente dos outros membros.
Afinal de contas, o único e verdadeiro Nadador-Salvador é Jesus. E Ele caminha sobre as águas!

O Dia mundial da carraça


Menino: "Deus, muito obrigado pelo meu dia. Amém!"

Cão: "Deus, Que os senhores deputados aprovem por unanimidade o meu dia. Amém!"

Carraça: "Deus, também quero um dia só para mim. E não vou desistir de orar até ter este dia, ouviste? Amém!"

domingo, junho 04, 2006

A graça barata

“A graça barata é a pregação do perdão sem arrependimento, é o batismo sem a disciplina comunitária, é a Ceia do Senhor sem confissão de pecados, é a absolvição sem confissão pessoal. A graça barata é a graça sem discipulado, a graça sem cruz, a graça sem Jesus Cristo vivo, encarnado.”

In: Dietrich Bonhoeffer, Discipulado, Editora Sinodal, 1980, pag. 10.

sábado, junho 03, 2006

Miracle Maker.

O Deus que realizou grandes milagres no passado, é O mesmo que pode e quer intervir hoje e amanhã na nossa vida. Deus é o mesmo ontem, hoje e eternamente. As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus. Ele é aquele que chama as coisas que não são como se já fossem. A Vida é Ele. O Salvador é Ele. O Poder é Ele. O Milagre é Ele.
Crê e confia em Deus e Ele tudo fará.

sexta-feira, junho 02, 2006

Procuram-se gatos desaparecidos!


"Não fui eu, a culpa é da comunicação social!" Bom fim-de-semana! :))

Acima das Cismas.

A Bíblia para mim é a Palavra de Deus viva e verdadeira. Está acima de qualquer opinião, livro ou cisma.

quinta-feira, junho 01, 2006

Libertos para abençoar os outros.

"Quando temos um bom senso de quem somos e nos aceitamos, isso liberta-nos para pensarmos nos outros. Não precisamos nos provar. Não precisamos competir e vencer para reforçar nossos sentimentos de valor. Não precisamos jogar aquele velho jogo de superioridade. Somos livres para nos concentrarmos na pessoa que está mais perto de nós e procurar levá-la para mais perto do Senhor."

In: Ted W. Engstrom e Ron Wilson, Unconditional Love - The key to caring, Discipleship Journal, nº. 27.

VIVAM AS CRIANÇAS!