quinta-feira, junho 29, 2006

Engolindo sapos

Ao longo dos meus quarenta anos, tenho engolido a minha dose de "sapos”. Aponto o dedo a alguma coisa ou situação e a logo a seguir faço a mesmíssima coisa. Claro que infelizmente não tenho exclusividade nesta “dieta anfíbia”. Observo frequentemente algumas pessoas que se opõem ou criticam determinada situação com “unhas e dentes” e passado algum tempo estão a apoiar e a participar nessa mesma coisa de “alma e coração”. O que é lamentável é que “engolindo os sapinhos”, não os enxerguemos nem reconheçamos que errámos.

Foi ao mesmo Simão Pedro, que afirmou peremptoriamente que nunca iria comer coisa alguma comum e imunda, que Deus disse: "Levanta-te, Pedro! Mata e come”. E ele comeu. Engoliu. “Sapos!”

Cruac Cruac…

13 comentários:

Anónimo disse...

tens razão nesses sapos, muitas vezes também enguli e ás vezes ainda engulo, mas em Deus somos mais que vencedores e ai está o nosso crescimento, mas para isso também é preciso ter um bom estomago, Deus te abençoe. E tenta não te preocupares com isso. essa "dieta" vai passar. he,he,he

Casa dos Cinco disse...

"O que repreende ao escarnecedor, traz afronta sobre si; e o que censura ao ímpio, recebe a sua mancha.
Não repreendas ao escarnecedor, para que não te odeie; repreende ao sábio, e amar-te-á.
Instrui ao sábio, e ele se fará mais, sábio; ensina ao justo, e ele crescerá em entendimento.
O temor do Senhor é o princípio sabedoria; e o conhecimento do Santo é o entendimento."


Provérbios 9:7-10

Vilma disse...

Pois.. muitas vezes em vez de os enfrentar-mos.. comemo-los! E depois a digestão...! E ainda por cima viscosos como são.. blargh! Mas a brincar vais dizendo coisas sérias :D

Jorge Oliveira disse...

Casa dos cinco,

Qual é a tua interpretação e aplicação do texto das Escrituras que citaste?

(Neemias 8:8)

Casa dos Cinco disse...

A minha interpretação é que por vezes nós cometememos o erro de julgar as pessoas por estas cometerem erros que nós repreendemos ou reconhecemos e muitas vezes acabamos por cometer o mesmo erro que essas pessoas. E reconhecendo que cometemos esse erro estamos a engolir um "sapo".

Jorge Oliveira disse...

Aspas,

Eu já dei no "post" a minha definição do que penso ser "engolir sapos". Basicamente é eu estar sempre pronto a apontar os erros e pecados dos outros e mais tarde cometer os mesmos erros ou piores.
É quase a mesma coisa que "cuspir para o ar". E falando por mim, já apanhei umas boas cuspidelas minhas. Blagh!


Casa dos cinco,
Obrigado pela interpretação. Percebi-te agora.

Jorge Oliveira disse...

Mas continuo a dizer que o grande problema do “engolir sapos” não é engolir, é não admitir que os engolimos. Quando afinal antes de abrirmos a boca já tresanda a sapo por todo o lado. Digo eu.
:))))

Raquel Miriã disse...

Alguns ficam-se só pelas perninhas de rã:))
Já engoli um boa dose de sapos e por muito que se queira fazer dieta ás vezes lá surge um na ementa! Normalmente peço água, vários copos, para engolir mais depressa, smints para o hálito e kompensans para a digestão e azia:)) hihihi

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

O facto de apontar algo que efectivamente está mal, mas que porventura no futuro poderei incorrer nesse mesmo erro, não minimiza ou sequer significa que aquilo a que eu apontei o dedo não estava errado.
Significa isso sim que não consegui ser inteligente o suficiente (por outras palavras, fui BURRO), para evitar cometer esse erro a que convencionei apelidar de "sapo".
As coisas más e boas não deixam de o ser por falarmos ou não sobre e delas. Perdem isso sim a sua dose de erro no momento em que se tentam emendar, seja por virtude própria ou por ajuda alheia.

Que O Nosso Grande e Poderoso Deus te continue a Abençoar.

DTA

PDivulg disse...

A ilustração está adequada! Mas isso de engolir sapos é um risco que qualquer um que se assuma tem de correr, claro que para aquela pessoa que se deixa apenas ir pela corrente nunca os engole, mas essa pessoa "nem é quente nem fria, é morna e como tal é vomitada" mas aquela pessoa que se assume, e que proclama aquilo que assume, como é humana, não é infalível, por isso por vezes, tem de comer "um sapito"...

jaime fernandes disse...

porque tenho engolido alguns sapos e não tenho gostado do seu sabor, (mas engulo-os), decidi que neste Sábado vou comer "bifes de frango"... só espero que não sejam sapos mascarados de bifes :)))

José Carlos disse...

Não esquecer que a expressão "engolir sapos" também tem a haver com ter que suportar certas pessoas ou certas situações.
Nesse sentido também tenho engolido alguns...